terça-feira, 18 de maio de 2010

A rejeição de um amor...


Quando alguém se recusa a acreditar na existência de Deus, é o mesmo que estar a recusar o próprio Amor, porque Deus é amor.
Há alguns tempos, vi um documentário sobre o cristianismo na visão católica, protestante e atéia.
O ateu entrevistado explicava que não cria em Deus porque Ele deixava pessoas e crianças inocentes a passar fome pelo mundo, lançava pragas sobre os homens e permitia o alastramento das doenças. "Como amar e aceitar as promessas de um Deus assim?", questionava o descrente na tentativa de justificar sua posição, no mínimo, auto-condenatória.
A resposta para esta pergunta está na postura dos próprios homens. Eles próprios escolhem esse caminho.
No livro de Jeremias, lemos:"Assim como o ladrão fica envergonhado quando é apanhado em flagrante, também a comunidade de Israel ficará envergonhada: seus reis e oficiais, seus sacerdotes e profetas. Pois dizem à madeira: 'Você é meu pai', e à pedra: 'Você me deu à luz'. Voltaram para Mim as costas e não o rosto, mas na hora da adversidade dizem: 'Vem salvar-nos!'. E onde estão os deuses que você fabricou para si? Que eles venham, se puderem salvá-la na hora da adversidade! Porque os seus deuses são tão numerosos como as suas cidades, ó Judá! Por que vocês fazem denúncias contra Mim? Todos vocês se rebelaram contra Mim – declara o SENHOR." (Jeremias 2.26-29 )
Quando o homem escolhe servir a objectos de barro, de madeira, de prata, ouro, ou seja lá de que for, quando o homem escolhe adorar imagens, estátuas, animais, plantas, ou qualquer outro ser, ele (o homem), automaticamente está a escolher tirar Deus do seu caminho.
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro." (Mateus 6.24)
"Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." (Tiago 4.4)
"...Isto é o que Deus diz: Por que vocês desobedecem aos mandamentos do SENHOR? Vocês não prosperarão. Já que abandonam o SENHOR, Ele os abandonará." (2Crônicas 24.20b)
"O SENHOR está com vocês quando vocês estão com Ele. Se O buscarem, Ele deixará que O encontrem, mas, se O abandonarem, Ele os abandonará." (2Crônicas 15.2b)
Deus actua onde Ele tem liberdade. Deus está onde o pecado não está. (Lucas 16.13).
Quando o pecado é o eleito pelo homem para ocupar o primeiro lugar em seu coração, Deus permite que o homem colha as consequências da sua escolha.
"Ao fiel Te revelas fiel, ao irrepreensível Te revelas irrepreensível, ao puro Te revelas puro, mas com o perverso reages à altura. Salvas os que são humildes, mas humilhas os de olhos altivos." (Salmos 18.25-27).
"Filho do homem, se uma nação pecar contra Mim por infidelidade [idolatria], estenderei contra ela o Meu braço para cortar o seu sustento, enviar fome sobre ela e exterminar seus homens e seus animais. Mesmo que estes três homens - Noé, Daniel e Jó - estivessem nela, por sua retidão eles só poderiam livrar a si mesmos. Palavra do SENHOR. Ou, se Eu enviar animais selvagens para aquela nação e eles a deixarem sem filhos e ela for abandonada de tal forma que ninguém passe por ela, com medo dos animais. (...) Ou, se Eu trouxer a espada contra aquela nação e disser: Que a espada passe por toda esta terra, e Eu exterminar dela os homens e os animais. (...) Ou, se eu enviar uma peste contra aquela terra e despejar sobre ela a minha ira derramando sangue, exterminando seus homens e seus animais. (...) Quanto pior será quando Eu enviar contra Jerusalém os Meus quatro terríveis juízos: a espada, a fome, os animais selvagens e a peste, para com eles exterminar os seus homens e os seus animais! Vocês saberão que não agi sem motivo em tudo quanto fiz ali. Palavra do Soberano, o SENHOR." (Ezequiel 14.13-15,17,19,21,23)
"E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, Ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem. Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, são imorais, não cumprem a Palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte.
Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem." (Romanos 1.14,16-32)
"Quando o Filho do homem vier em Sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em Seu Trono na Glória Celestial. Todas as nações serão reunidas diante Dele, e Ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à Sua direita e os bodes à Sua esquerda. Então, o Rei dirá aos que estiverem à Sua direita: 'Venham, benditos de Meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.' (...) Então Ele dirá aos que estiverem à Sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de Mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.' (...) E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna." (Mateus 25.31-34,41,46).
"Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam." (Amós 5.14 )
"Que o SENHOR te ajude a preferir a vida abundante e eterna que só Nele podemos ter, pois nosso Pai de Amor não tem prazer na morte do ímpio nem Se alegra com a sua aflição, antes deseja que ele se converta do seu mal caminho e viva". (Lamentações 3.33; Ezequiel 33.11).

Sem comentários:

Enviar um comentário