quinta-feira, 20 de maio de 2010

Aqui começa a aventura...


Já será uma aventura encontrar este sítio, porque as placas de sinalização estão em muito mau estado.
Vão pela estrada regional, até à freguesia do Capelo e depois vão na direcção do Parque do Capelo (onde até podem comer). Se seguirem sempre em frente, vão ver um campo de futebol à vossa esquerda e uma estrada a subir à vossa direita. Sigam essa estrada. Muitas curvas, sempre a subir...até que vão chegar a uma curva apertadíssima e à vossa esquerda vão ver umas placas verdes pequeninas e um caminho de terra. Não aconselho a entrarem por aí dentro com o carro. Só se tiverem um jipe e será mesmo como fazer todo o terreno!

Eu costumo deixar o carro nessa estrada de terra e vou andando a pé, sempre em frente. Depois há uma descida e voilá...encontramos esta piscina gigante! Da última vez que fui estava praticamente vazia. Passam ao lado dessa piscina...e começa as Levadas! Vão encontrar várias ribeiras, pequeninas, mas é fácil atravessar! Aventurem-se! Qualquer dia destes vou outra vez!

Esperemos que não chova nos próximos dias. Temos um feriado na 2ª e 3ª feira e acho que vai ser num desses dias!

Quem não é do Faial deve estar a perguntar que feriados são esses. Bem..dizem que é um feriado em honra do Espírito Santo, mas nunca ouço falarem Dele.
Todas as freguesias da ilha fazem a sua festa e todas elas carregam às costas uma imagem diferente. Não me perguntem quem, que eu não sei. Atiram foguetes e comem muito nesses dias. Cada freguesia mata uma vaca, que é benzida pelo padre antes de morrer (coitada) e com essa carne fazem sopa para muita gente. Antigamente era mesmo para toda a gente, mas especialmente para os pobres. Agora já mudou um bocadinho.
O líquido dessa sopa é ensopado em fatias de pão, temperado com canela e hortelã. É de comer e chorar por mais (sei fazer, apesar de não ficar bem igual), mas depois não podemos de maneira nenhuma nos irmos deitar (é que dá uma soneira depois). Aí a barriga cresce com uma velocidade assustadora! Toca a mexer e depressinha!
Bora lá às Levadas para desgastar? : )

Sem comentários:

Enviar um comentário