domingo, 31 de janeiro de 2010

Resumo de um domingo...


Hoje, na pregação, houve quem dissesse que casamento sempre foi apregoado como um conto de fadas, que casam e serão felizes para sempre, mas as coisas não se passam assim. E não devia fazer-se esse tipo de publicidade, porque depois é uma desilusão.
Um casamento é uma união (e ambos deixarão pai e mãe e se tornarão uma só carne) e a felicidade é a consequência da força dessa união.
Se não houver união entre eles, a felicidade é uma coisa difícil de alcançar. É preciso deixar o orgulho de lado, é preciso admitir quando errámos, é preciso saber pedir perdão, o que é difícil.
Há o exemplo no jardim do Éden, quando Eva mordeu a maçã. Adão estava ali ao lado dela, mas não lhe disse para não a comer. Ficou a ver. Muitas vezes os homens vêem as mulheres fazerem ou dizerem coisas que não deviam e ficam quietos, calados. Ao fazerem isso, estão a ser tão culpados quanto elas. Estão a deixá-las caminhar na direcção errada, quando a sua missão também é ajudá-las a seguir na direcção certa.
O ser humano sempre teve tendência para se esconder de Deus, tal como Adão que se escondeu quando provou a maçã e tal como ele, é dificil admitir que nos enganámos, que errámos e pedir perdão. Dizemos que a culpa não é totalmente nossa. Dizemos que ela ou ele tiveram culpa também.
E as tentações aparecem. Já ouviram aquela frase : A erva do vizinho parece sempre mais verde do que a nossa?
Se não houver união e amor, ele acabará por pensar que em vez de ter casado com a Princesa, casou com a madrasta!
E o que antes era tão atractivo, deixará de o ser e é assim que muitas relações e casamentos desmoronam. Depois vem a traição, que começa com o pensamento e apesar de por vezes não chegar à consumação física, no pensamento já aconteceu. É nessa altura que ele deve olhar para dentro de si, pedir perdão a Deus e à sua companheira por terem permitido que as coisas chegassem a esse ponto e conversarem sobre como podem voltar ao primeiro amor. Casar é namorar para sempre, é fortalecer uma união, é pedir perdão quando por alguma razão discutem e dizem coisas que magoam, coisas injustas.
E quando é na presença dos filhos, chamá-los depois e dizer-lhes que se portaram mal diante deles, que estavam um pouco chateados, mas que já está tudo bem e que querem pedir-lhes desculpa por terem ouvido coisas que não deviam. Isso é dar-lhes um exemplo de humildade e perdão. Um dia, quando casarem, farão o mesmo com os seus filhos.
Ao ouvir a pregação de hoje, por vários momentos, aguentei-me para não chorar. Tocou-me bem fundo...
Senti que tenho sido uma namorada tão má!
Por vezes guardo coisas dentro de mim que agora sei que não devia guardar.
Tenho inseguranças que não devia ter, mas tem sido tão difícil admitir que essa dor que sinto é totalmente infligida por mim. É uma realidade triste...
Sou eu que imagino a personagem, sou eu que imagino a situação, sou eu que o vejo a trair-me. Não acontece, mas vejo a acontecer. E porquê? Porque é horrível chegar à conclusão que não consigo confiar em alguém sem sentir um medo aterrador de ser novamente enganada.
É uma cruz que terei de carregar. É o meu trauma.
Não sei porquê, mas sempre fui um alvo fácil. É quase como se olhassem para mim e dissessem : "Olhem-me para aquela ingenuidade, tão fácil de enganar..."
Só não entendo porque é que toda a minha vida foi assim! O que fiz eu para merecer traições de toda a gente?
Mas o que é que Deus quer ensinar-me com isto? Já chorei tanto...mas sempre achei que haveria um propósito com tudo isso. Ganhei uma sensibilidade fora do comum que ainda hoje não sei explicar para que serve, senão trazer-me mais dor.
Tenho consciência que uma relação requer amor e união, em tudo. Sei que sem isso, acabará por se desmoronar.
Quer isto dizer que tenho de expor-me à pessoa que amo e ficar completamente vulnerável, nua à sua frente...não fisicamente, mas espiritualmente.
Deixá-lo ver-me por completo, mostrar-lhe a minha alma e decidir se me abraça ou se vai embora.
Ninguém é de ninguém. Somos apenas do Espírito que nos deu a vida. Esse deu e só Esse pode tirar.
As lágrimas caem e eu penso agora que tenho tudo para poder ser feliz... e peço a Deus hoje a sabedoria que é preciso para que isso se concretize, porque sem Ele nada do que eu faça ou diga terá o efeito que é necessário para fazer alguém feliz...
E que o meu amor nunca esmoreça, que a minha vontade de amar seja sempre fortalecida...
É esse o meu desejo...

1 comentário:

  1. És a minha perfeita namorada e a minha Princesa. Amo-te, meu lindo amor.

    ResponderEliminar