quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uma faceta pouco conhecida...






Realmente dá gosto ver este homem rir, já que é uma coisa tão rara...
O que sei sobre ele é pouco ou nada, mas o olhar captado nestas fotos mostra um homem com capacidade de amar...e fico a pensar : O que te atormenta tanto, Saramago?
É um homem com muitas dúvidas, sedento de saber...com um certo nível de egoísmo que o faz "atropelar" os outros, mas na mente dele isso é o menos importante, porque no final, quem sabe...pode ser que aprendam alguma coisa!
Mas a vida é muito mais do que conhecimento. É bom conhecermos, mas temos que ter consciência que o ser humano é limitado e há coisas que nos ultrapassam.
Gastar tempo e energia numa coisa que só nos vai confundir e revoltar mais ainda? Não, obrigada...dispenso!
E ainda quem sabe, às custas disso estarmos a nos abster de coisas e pessoas que realmente valem a pena. Devíamos dedicarmo-nos a fazer coisas que nos edifiquem e que edifiquem os outros. De infelicidades e confusão já está o mundo cheio.
Qual é o mal em acreditar em Deus? Porque é que tanta gente critica isso?
Não acreditar, na minha opinião, é muito mais triste. Acho que devem ser pessoas mais solitárias, que entram em depressões com muita mais facilidade.
No final da vida chegaremos à conclusão que o conhecimento não é o que traz felicidade nem paz à nossa alma (para quem acredita que temos uma)...
Acho que para ele estar sempre a "bater na mesma tecla", como muita gente diz, é porque provavelmente apesar de dizer que não acredita em Deus, no fundo se calhar gostava de O conhecer e dizer-Lhe umas coisinhas, fazer-Lhe umas perguntas, perceber...
Irritá-lo-á saber que não tem esse poder, logo prefere acreditar que Deus não existe e ter esse sentimento de algum desprezo até pela Sua pessoa.
Provavelmente já não lhe restará muito tempo para poder desvendar esse "mistério" e saciar a sua sede de conhecimento.
Será que isto que estou a dizer faz algum sentido?
Há alguma amargura no seu semblante e acho que apesar de conhecer centenas de pessoas, que no fundo ele deve sentir-se muito só...vazio. A literatura é a vida dele, ele quer deixar o seu legado na terra, quer que as pessoas se lembrem dele. E vão se lembrar...
Lembar-se-ão que foi o Nobel da Literatura, que escreveu muitos livros que emocionaram e outros que trouxeram muita polémica. Ah...e não acreditava em Deus.
Sim, porque ele acha que Deus não existe, logo não precisa de Deus. Ele tem esse direito. Tenho de respeitar, mas fico triste por ele...
"Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou : Porque me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" Romanos 9:20,21
"Não erreis : Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7
Muita gente põe a questão da Bíblia já ter sido reescrita milhares de vezes e que muitas coisas foram alteradas, deixadas de fora até...e não vou dizer que isso é mentira, porque Deus no final da Bíblia fala nisso e em Apocalipse diz :
"Porque eu testifico a todo que ouvir as palavras da profecia deste livro, que se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre eles as pragas que estão escritas neste livro; E se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida e da cidade santa e das coisas que estão escritas neste livro. Aquele que testifica todas estas coisas, diz : Certamente cedo venho. Ámen. " Apocalipse 22: 18,20
Acho que para isto ter sido escrito, é porque Deus sabia que muitos haveriam de tentar mudar ou usar a sua própria inteligência para embelezar mais uma coisa ou outra, ou então retirar alguma informação que porventura poderia chocar alguém. Acredito nisso. Uma coisa é certa, não podemos deixar de seguir os mandamentos Dele, só por termos dúvidas em relação à veracidade da Bíblia. Podemos pesquisar, podemos tentar saber mais, mas se nós fizermos o que Ele nos manda na Sua palavra e se a nossa consciência não nos acusar, acho que ficaremos bem. Mesmo que a palavra tenha sido algo adulterada, Deus não nos julgará por isso, porquanto não somos culpados disso e no entando mantivemo-nos fiéis.
Acho que o essencial foi transmitido, mesmo que muita coisa não tenha sido escrita ou que não concordemos com algumas coisas.
O importante é amarmo-nos uns aos outros e a Deus. É fácil amarmos uma coisa que vemos à nossa frente, não é? Amar alguém por aquilo que essa pessoa é, sem a vermos...também é possível, não é? Se conhecermos a sua natureza, o que essa pessoa fez e faz, podemos sentir muita coisa. Amor, carinho, gratidão, orgulho, felicidade...e é isso tudo que eu sinto em relação a Deus. É o meu Paizinho, meu amigo, meu confidente, meu consolador nas horas difíceis, meu protector...ele é tudo!
Eu não o julgo, porque quem sou eu para julgar Deus? Não sou nada, ninguém...
"Quem conseguirá entender os desígnios de Deus?"
Um dia conseguiremos perceber muitas coisas, mas quando tivermos a alegria de entrar na grande Jerusalém celestial...onde Deus diz que : "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano aquilo que Deus tem preparado para aqueles que o amam" I Co 2:9

Sem comentários:

Enviar um comentário