quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Deus criou o mal?



À primeira vista pode parecer que se Deus criou todas as coisas, então à partida também terá criado o mal.

Mas há aqui um pressuposto que deve ser esclarecido. O mal não é uma "coisa", como uma pedra, ou electricidade. Não podemos ter um pote cheio de mal. O mal é algo que acontece, como o acto de morrer.

O mal não tem uma existência própria, mas na verdade, é a ausência do bem. Por exemplo, os buracos são reais, mas só existem em alguma coisa. À ausência de terra damos o nome de buraco, mas o buraco não pode ser separado da terra.

Quando Deus criou todas as coisas, tudo o que existia era bom. Uma das coisas boas criadas por Deus foi as criaturas com liberdade de escolher, com livre arbítrio.
Então Deus permitiu que os anjos e humanos pudessem escolher o bem ou o mal. Quando algo de mal acontece a alguém, não quer dizer necessariamente que tal situação, que o mal foi criado por Deus.


Outra ilustração : Se eu fosse perguntar a alguém se o frio existe, a maioria ia responder "claro que sim", mas a verdade é que o frio não existe!
O frio é apenas a ausência do calor, assim como a escuridão não existe, sendo a ausência de luz. E ainda da mesma forma, o mal é a ausência do bem. O mal é a ausência de Deus. Deus não teve que criar o mal, apenas permitir que houvesse a ausência do bem.


Se Deus não tivesse permitido a possibilidade do mal, tanto os anjos como a espécie humana, estariam a servi-Lo por obrigação, não por escolha própria. Ele não quis "robots" que fizessem o que Ele gostaria que fizessem por terem sido "programados" assim. Deus quis que tivessemos livre arbítrio e escolher se gostaríamos de O servir ou não.

Mas basicamente, não há uma resposta que possamos ter e compreender perfeitamente, porque "como seres humanos limitados, jamais poderemos compreender inteiramente um Deus infinito. ( Romanos 11:33-34 )
Às vezes pensamos que sabemos porque Deus fez determinada coisa e mais tarde descobrimos que afinal o plano Dele era completamente diferente do que tínhamos pensado! Deus vê as coisas sob uma perspectiva eterna. Nós vemos sob uma perspectiva terrena.

E outra pergunta que muita gente faz é : Porque é que Deus criou o homem e a mulher se já sabia o que eles iam pecar e que consequentemente trariam o sofrimento para toda a humanidade? Porque é que ele não nos criou e deixou-nos quietinhos no céu, onde não há dor nem pecado e onde viveríamos felizes para sempre?

A melhor resposta que me ocorre é esta : Deus fez-nos à Sua imagem. Deus tem sentimentos, tem vontade própria, e da mesma forma que Ele é assim, também quis que fossemos parecidos com Ele, tal como qualquer pai no fundo sente orgulho em ter um filho que tenha parecenças com ele. Mais uma vez saliento que Deus não quer robots para O adorarem, Ele não obriga ninguém a vir até Ele. Se nunca tivessemos sentido a experiência do mal, saberíamos verdadeiramente dar valor às coisas boas da vida?

A liberdade de escolha e liberdade de expressão foi-nos dada por Ele desde o início da Criação. Ele é Amor e quer ser amado por aquilo que Ele é, tal como qualquer um de nós deseja ser amado por aquilo que nós somos...e nunca por obrigação.
Devíamos sempre pedir-Lhe sabedoria para fazer as escolhas certas, respeitar o nosso próximo e todas as criaturas, que foram criadas para viverem felizes no mesmo planeta que o nosso, que nos fazem emocionar com a sua beleza, que nos ensinam a amar, que têm a capacidade de amar incondicionalmente.
Eu acredito verdadeiramente que todas essas criaturas têm uma alma, porque têm sentimentos. Acredito também que Deus as ama, porque são criação Dele e qualquer criador tem orgulho na sua obra. Eles adoram a Deus à sua maneira. Respeitam o planeta e a vida. Fazem exactamente o que Deus lhes ordenou desde o início. "E Deus os abençoou, dizendo : Frutificai e multiplicai-vos e enchei as águas nos mares (peixes) e as aves se multipliquem na terra" (Genesis 1:22).
Nunca desobedeceram a Deus nisso. Também fazem maldades, é verdade...mas também sentem dor tal como nós, sabem o que é perder alguém, tal como nós...mas não foram corrompidos pelo mal, por isso podemos aprender muito com eles. Principalmente a amar...

Sem comentários:

Enviar um comentário