quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ídolos...é um espectáculo!


Ah pois é! Hehehe...
Ou Portugal não tem pessoal talentoso ou então os que o são, não se querem rebaixar a este tipo de gente (e fazem eles muito bem)! Aqueles que têm mesmo talento..e quando digo isto, falo daqueles que mal abrem a boca para cantar, não deixam margem para dúvida, esses, acho que não perderiam tempo com este tipo de concursos.

Este ano escolheram um juri peculiar. São mesmo do piorio!
Às vezes só me apetecia entrar pelo ecrã dentro e fazer como eles fazem :
Rir-me da cara de um deles, apontar um dedo e dizer : Xiiiça homem! Esses dentes não devem ver uma escova há anos! Aiiii...e essa camisa? Nem tem ponta por onde se lhe pegue! Com uma barriga dessas, não pode criticar nenhum gordo, é um facto!
Talvez assim, conseguissem pensar no tal mandamento de Jesus que diz para fazermos aos outros aquilo que gostaríamos que nos fizessem.
As pessoas só deviam ser postas a julgar seja o que for, quando têm competência para isso, e/ou quando sabem fazer melhor. E por vezes parecem esquecer-se de que estão a julgar "amadores" e tratam-nos como se fossem profissionais. A maioria daqueles miúdos nunca tiveram uma aula de canto ou de interpretação na sua vida! Será que alguém pensa nisto?
No entanto, são obrigados a serem perfeitos, ou então estão no olho da rua.
Lindo, não é?
Tive a fazer uma pequenina pesquisa de outros programas, tipo American Idol, Britain's Got Talent, tudo programas semelhantes a este...e não vi nenhum juri tão estupidamente convencido que estes jovens precisam mesmo de ouvir "essas" verdades!
Se fizessem como já alguém fez, que é por uns 20 finalistas numa casa, todos terem aulas de canto, dança e depois aí mostrarem o que valem a todos (público e juri), todas as semanas...aí sim, eu aí já concordaria com as críticas que viessem depois, mas desta forma, não.
O pior é que isto é uma coisa que entretém os Portugueses. Fá-los ficarem agarrados à televisão, e porquê? Resposta : porque simplesmente é divertido rir das desgraças dos outros...
A produção provavelmente diz ao juri : "continuem a falar mal, continuem a falar mal, que é isso que o nosso povo gosta!"

Mas também é verdade que muitos dos que concorreram e se submeteram a isso, sabiam à partida que correriam esse risco, mas bolas...é sempre doloroso e mau...muito mau.
Aliás, só uma pessoa muito má e egoísta é que daria gargalhadas de rebolar no chão a ver tamanha coisa.
Nesse caso, eu pergunto-me : Será que este país quer mesmo evoluir, aprender alguma coisa que valha a pena, que os engrandeça culturalmente? Penso que não.

A dor e a humilhação infligida pelo juri é cruel e mexe com a alma de qualquer um, até com as pessoas que por livre escolha, deixam-se ficar no canal da sic para ver esse "espectáculo".
Confesso que vejo sempre um bocadinho, mas só para ver se há alguma mudança de comportamento no juri, à medida que os "cromos" (como eles lhes chamam), vão saindo do programa, mas não. Mais impressionada fico com a falta de respeito e humildade.
Se não fosse por esses "cromos" não haveria início de programa e aposto que seria um completo fracasso.
Quanto aos que são bons a cantar, bem...é tudo muito relativo. Portugal continua a ser um país pobre em cultura musical (e não só) e encontrar um bom cantor/intérprete, é como procurar uma agulha num palheiro.

Vamos lá ver como isto corre, mas só espero que todos os que foram "rejeitados" saibam olhar para dentro de si, peneirar tudo da melhor maneira...saindo dali com um pensamento positivo (por mais dificil que possa ser, infelizmente).

No final de contas, Portugal quer um ídolo, não é? Ao menos que seja alguma coisa de jeito!

Sem comentários:

Enviar um comentário