quinta-feira, 12 de abril de 2012

A desaparecida voltou...






Depois de muito olhar para cima e tentar encontrar respostas para algumas perguntas da vida (centenas delas), um anjinho, usado por Deus, que tem nome, mas não vou dizer qual é, "empurrou-me" a voltar a escrever. Há muitos meses que não vinha aqui e ainda bem que estou de volta. Vai fazer-me bem.




O objectivo é escrever sobre algumas receitas açoreanas, mas vou escrever sobre o que me vier à alma, também. Será uma mistura de sabores e emoções...o que acham?




Sim, há quem diga que cozinho bem. Gosto de cozinhar. Quando gostamos de uma coisa, empenhamo-nos...e ainda por cima quando gostamos de comer, ui! O pior são os quilinhos a mais, mas pronto...há coisas pioras na vida, acho eu.




A minha primeira receita, será escrita a pedido do meu anjinho. Feijoada com canela! Parece uma mistura um pouco esquisita, mas sabe muito bem.




Quando via a minha mãe e uma amiga fazerem esta feijoada, confesso que me dava um pouco de náuseas pensar que alguém conseguisse comer aquilo no final. Hehehe...estou a rir, porque eu não sou muito fã de chispe, gorduras moles, pés de porco, esse tipo de coisas. Nunca gostei. Sempre me deu a volta ao estômago, mas como aqui em casa todos gostam e eu sou a minoria, tenho de pôr, para o bem da sanidade mental!




Por mim, em vez dessas coisas, poria só bacon em cubos muito pequeninos e pronto, ficaria feliz da vida, mas a verdade é que o sabor da feijoada não seria o mesmo.




Então fico com o sabor bom e o feijão e eles com o sabor bom, com o feijão e as coisas moles...heheheh!




Aqui vai :





Ingredientes :





1 lata de feijão vermelho (eu uso enlatado, porque dá menos trabalho, mas podem usar o que quiserem)




1 lata de feijão branco



1 lata de feijão preto




Azeite ou banha (a minha mãe usava banha, mas acho mais saudável o azeite)



4 cebolas picadas



2 alhos inteiros picados



2 ou 3 paus de canela



Pimenta vermelha (picante)



Cominhos



Polpa de tomate



2 colheres de sopa de açucar



1 folha de louro




Meio ramo de salsa fresca picada



Chispe de porco



Bacon em cubos



Rojões







Faz-se um refogado com esses ingredientes, coloca-se as carnes e envolve-se muito bem no refogado. Deixa-se apurar uns minutos e acrescenta-se água, até tapar as carnes todas.


É bom ir mexendo de vez em quando com uma colher pau, para não agarrar ao fundo do tacho.


Quando a carne estiver cozida, misturar com os 3 tipos de feijão, mexer muito bem e deixar levantar fervura uns minutos. Depois de ferver um bocadinho, despejar para dentro de tabuleiros e levar ao forno, até ficar ligeiramente tostado em cima.



Acompanha-se com arroz e é uma refeição muito agradável!



Espero que gostem! Depois quero um feedback, se puderem... : )









1 comentário:

  1. Olá !!
    Adorei seu blog !! fui procurar sobre fobias e encontrei você...parabéns ! você escreve muito bem..
    Não pare de escrever...
    Um beijo ,Andréa (Brasil,Rio )

    ResponderEliminar