quinta-feira, 29 de abril de 2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Medos e fobias...




Quem não aprecia muito as alturas, aposto que sente qualquer coisa na barriga quando vê estas imagens, mas dizem os entendidos na matéria que a melhor forma para se perder o medo, é enfrentá-lo!

Não vos estou a ver muito convencidos, mas é a verdade.
A primeira foto descreve o teste final. Puseram as pessoas a enfrentarem o seu medo de alturas ...e de preferência num sítio bem "bonito"(coitaditos)!

Acrofobia (medo de alturas) e abissofobia (medo de abismos e precipícios)...cá por mim, são medos bastante compreensíveis até! Podemos ver isso como uma uma reacção do corpo, a tal adrenalina que percorre o corpo e nos avisa que estamos em perigo!

E a Afobia é o medo da falta de fobias. É na verdade um dos medos mais esquisitos que já ouvi falar! Afinal há quem tenha medo de não ter medos...(deu para perceber? Pois...bem me parecia!)

Há uma coisinha que aparentemente é inofensiva e não gosto nada!
Ratos, ratinhos (todo o tipo e tamanho). O não saberem andar devagar, aquela cauda sem pêlo e esticada (quando andam), tudo o que eles fazem causa em mim uma sensação de nojo e arrepios que nem sei bem como explicar!
Ponham-nos bem longe de mim, porque não me responsabilizo pelos danos psicológicos e físicos que possam resultar daí!
É uma fobia em crescimento, podemos dizer que sim...

Se é genético, não sei...mas a família toda (da parte do meu pai) detesta ratos e a minha avó chegou a dizer-me que se um filho dela tivesse à beira de um precipício e ameaçasse que ia por o rato no chão ou enviar-lho, que não ia pensar duas vezes e atirava o filho precipício abaixo antes que ele fizesse isso!

Fiquei chocadíssima, para não dizer que o tipo de choque sofrido não me deixou assimilar bem isso como uma verdade...mas tendo já lido um pouco sobre fobias, acredito que ela o fizesse sim.

E por isso é que digo que ter uma fobia (seja ela qual for), é uma coisa muito triste, porque à partida parece não ser algo que possamos controlar...mas aí é que está! Podemos!
Apenas temos de enfrentá-la cara a cara...e venceremos! Parece tão fácil, não é?

O pior é quando gozam connosco porque temos medo e nojo de um ratinho que à partida fica prestes a ter um ataque cardíaco quando vê um ser humano no seu caminho!

A minha filha tem medo de centopeias. Aqueles bichinhos com dezenas de pernas e que andam pelas paredes...sabem quais são?
Se ela encontra uma no chão, dá um daqueles gritos que davam para acordar um morto e começa a chorar compulsivamente a pedir para a tirarmos dali! E não importa o tamanho da centopeia. Pode ter 1 cm de comprimento ou ter 5, que para ela é a mesma coisa!

Sei que pode dar vontade para rir, mas quando chega a hora de enfrentarmos os nossos medos, será que não haverão mais lágrimas do que gargalhadas?

As gargalhadas vêm depois...

terça-feira, 27 de abril de 2010

Um dia quero beber um destes...

Será que é tão saboroso como é lindo? Um dia espero poder responder a isso!
Ontem bebi um cafezinho e soube muito bem. Há muito tempo que não bebia um!
Faz-me lembrar do meu amor, das vezes que íamos beber um café juntos e sinto-o mais perto de mim assim...
Tenho saudades...mas tenho que aguentar, tenho de ser forte e saber esperar!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O mérito...


Foi um dia muito bom. Fizeram-me uma festinha, com comida muito boa, tive na companhia de pessoas que gostam de mim, que me respeitam e ainda tive direito a uns presentes! Nem estava à espera...e estou-lhes grata por se terem lembrado de mim.
Como todos sabem, "parabéns" é a palavra mais dita quando há um aniversário, mas parabéns porquê?
O mérito é nosso de termos chegado até aqui? Estamos vivos porque queremos?
Fiquei a pensar nisso ontem e antes de me ir deitar, ajoelhei-me e agradeci a Deus mais um ano de vida. Estou viva porque Ele quis assim...
Revivi na minha mente tudo quanto passei e no ano que passou, foi nas dificuldades que mais senti a mão Dele a ajudar-me.
Quem não acredita num Deus que nos ama, que é Pai, num Deus que não nos abandona, não tem a sensibilidade para vê-Lo a responder às nossas orações.
Ontem tive algum tempo de joelhos e chorei muito.
De tristeza, de alegria, foram muitas emoções num espaço de meia hora...
Ainda tenho os olhos inchados hoje, mas dormi muito bem. Pedi a Deus que estivesse nos meus sonhos e que me desse uma noite de paz e assim foi.
Ao contrário do que tinha vindo a acontecer nas últimas semanas, dormi que nem uma pedra!
Senti a aprovação Dele naquilo que Lhe pedi. Ele também quer o mesmo que eu e senti o abraço Dele.
É muito importante quando abrimos a nossa boca para dizer-Lhe o que sentimos. Eu já tinha saudades de falar com Ele e Ele já tinha saudades de me ouvir, bem pertinho Dele.
Senti isso. Não consigo explicar-vos, porque é uma coisa que ultrapassa as palavras, mas foi mesmo muito bom.
Ontem fez 33 anos que nasci e a alegria que Ele me fez sentir ontem à noite, foi como que um sorriso Dele para mim.
Sentir o sorriso de Deus faz-nos quase saltar de alegria. É verdade...e gostava tanto que todos pudessem sentir o mesmo que eu. Sentir que nunca estamos sós, mesmo quando as evidências deste mundo nos possam dizer que não temos ninguém que goste de nós, que não temos ninguém em quem confiar. É uma grande mentira.
Só estamos sós se não olharmos para o Céu...
Quando passamos a olhar para cima, em vez de olhar para baixo, começamos a ver coisas que antes não tínhamos oportunidade de ver.
Mas é preciso ter coragem para deixar cair o nosso "eu" e simplesmente confiar.
Acreditar em Deus, numa pessoa que ninguém viu pessoalmente e que actualmente possa confirmar isso, fazer o que Ele nos pede, mesmo sem ouvir a Sua voz a entrar pelo nosso ouvido. Chama-se a isto fé e a Bíblia diz que sem fé ninguém verá a Deus.
Não gosto quando tentam me dissuadir do que penso em relação a Ele.
O meu espírito fica conturbado, fico revoltada quando põem em causa a Sua existência, o que explica a frase bíblica que nos diz que não nos devemos sentar à mesa dos escarnecedores, dos infiéis...e é Deus a dizer-me : Eu avisei-te que podias passar por isso.
Ontem, na igreja, o pastor falou sobre a tolerância nos dias de hoje.
Temos que tolerar coisas que há séculos atrás eram um absurdo e o excesso de tolerância, a incrível evolução da tecnologia, termos tudo e mais alguma à nossa disposição, mas cada vez termos menos tempo para viver...
Mas se um cristão dá a sua opinião sobre a razão pela qual o mundo está como está e diz que o mesmo Deus do passado é o mesmo Deus da actualidade, que não mudou, as pessoas não querem saber Dele para nada! Dizem que "é uma coisa ultrapassada", que o mundo evoluiu, que o homem evoluiu.
O mundo evolui e o ser humano regride a passos largos, porque em vez de adorar o Criador, adora-se a si mesmo, acreditando que sozinho pode conseguir o que quer, que pode concretizar os seus sonhos e ser feliz sem Deus.
Ninguém (e digo isto com toda a certeza), ninguém consegue saber o que é a felicidade se não tiver paz e para isso precisa de se arrepender dos seus pecados, pedir perdão a Deus e desejar ser uma nova pessoa, começar de novo...mas desta vez, acompanhado!
Não é o dinheiro, não é a fama, não é ter tudo o que queremos que nos trará a verdadeira felicidade.
É o amor, é a paz de espírito, é sabermos que somos amados, sabermos que temos uma protecção sobrenatural do Deus que podemos não ver ou até entender porque faz o que faz, mas que existe...e acima de tudo, é sabermos de onde viemos e para onde vamos.
Há estudiosos que lutam a vida toda para descobrirem qual o significado da vida e por nunca conseguirem chegar lá, acabam por fechar os olhos e morrem sem o sentimento de dever cumprido. Há coisas que o nosso intelecto não consegue alcançar, por mais esforços que possamos fazer.
Mas não há uma única pessoa que à beira da morte, não sinta que a vida é mais do que isto (o que conseguimos ver e apalpar)...
Será que é preciso chegarmos ao leito da morte para nos arrependermos, para vermos que estávamos errados?
A vida é demasiado curta para se viver numa incógnita, sempre com dúvidas sobre isto ou aquilo!
Se podemos recomeçar, se podemos aprender mais de Deus e sabermos o que Ele espera de nós, porque não fazê-lo? É-nos dada essa oportunidade todos os dias, cada vez que nos levantamos de manhã. Não custa. É só convidá-Lo a entrar e Ele ajudará a fazer a "limpeza" necessária para nos tornarmos mais perfeitos...
É o primeiro e talvez o passo mais importante que um homem poderá fazer na sua vida e só aqueles que serão Dele, que têm um coração atento à Sua voz, percorrerão esse corredor até Ele.
A conversão, baseada em vários testemunhos e até no meu, posso dizer que é uma coisa muito nossa, muito íntima. Ontem, uma rapariga entregou-se a Jesus. É difícil conter as lágrimas quando vemos alguém rendido ao amor de Deus. E a Bíblia diz que há uma festa no Céu quando um pecador se arrepende...e eu imagino os biliões de anjos a cantarem e a baterem palmas, felizes!
Quando Deus nos toca para irmos até Ele, quando ouvimos Deus a chamar, sentimos uma força a puxar-nos e dentro de nós é como se não existisse ninguém ao nosso lado e todo o medo e embaraço desaparece! O nosso coração fica mole, as lágrimas caem e depois de entregarmos o nosso fardo pesado a Jesus e Ele dar-nos o Seu, que é leve, ficamos muito mais leves por dentro...e até a luz do sol nos parece mais brilhante!
Uma conversão pode ser feita em qualquer lugar, desde que seja da vontade da pessoa fazê-lo de todo o seu coração.
Espero que Deus continue a chamar pessoas e a quebrantar corações e que me encha sempre do Seu Espírito, para que todos quantos estejam perto de mim, mesmo no meu silêncio consigam sentir-se em paz e o amor de Deus por mim!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mais um ano de experiências...


Será o dia em que farei 33 aninhos.
Achei interessante esta foto e coloquei-a aqui porque falava num 33º aniversário, embora este ano já sejam 36 anos desde a Revolução.
Será um dia de emoções para mim. Será o último que passarei nesta ilha, com pessoas que gostam de mim.
E eu gosto muito, muito delas. Vou ter tantas saudades!
A previsão do tempo não é boa para Domingo. Dizem que vai chover, ventos fortes...e eu penso que assim vai ser mais difícil fazer uma festa ao ar livre, mas espero que os meteorologistas tenham bebido um pouco demais e se tenham enganado na previsão, como é costume!
Vou tirar muitas fotos, para recordar um dia. Uma coisa é certa: não vou aparecer em muitas. Não gosto de ser fotografada, porque gostar do resultado é sempre difícil. Mas a foto do bolo prometo que porei aqui.
E o meu desejo é que este ano eu seja muito abençoada, muito amada e que no Domingo, quando eu for apagar as velas, que novos sonhos despertem dentro de mim e se possível, sejam realizados todos a seu tempo, ou seja, no tempo certo, no tempo que Deus quiser...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tem dado que falar...



O vulcão Eyjafjallajokul (deve ser engraçado ouvir um jornalista português a pronunciar isto), na Islandia, no norte do Atlântico.
Está a ser responsável por dores de cabeça pela Europa, mas não deixa de ser um espectáculo lindo...até na destruição. Consegue mexer com as emoções do homem e com a Economia deste mundo, tudo ao mesmo tempo!
Tal como a Bíblia previu, a terra está com dores de parto, sem dúvida...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Gotinhas de fé e paciência...

Tenho consciência de que tenho de sorrir, tenho de estar grata, porque hoje é um novo dia e sei também que sou uma filha do Deus vivo, sou filha do Rei...e isso faz-me uma Princesa, certo?
E os pais fazem de tudo para verem os seus filhos felizes, mas muitas vezes para serem felizes, têm de fazer uma coisa que não gostam muito : Obedecer...e sem questionar!
Temos a mania de questionar tudo e até hoje em dia, as crianças aprendem a questionar os seus próprios pais, que são mais velhos e mais experientes na vida. É irritante, não é?
E será que ganham alguma coisa com isso? Não. Muito pelo contrário.
Só conseguirão irritar os pais e as "bençãos" que podiam vir a receber serão adiadas e o conhecimento será muito mais doloroso, porque acabarão por aprender da maneira mais difícil e poderão até ouvir a tal frase humilhante : " Eu avisei-te!"
Com Deus é igual, só que Ele não nos acusa.
Nós e a nossa consciência é que acabamos por nos acusar a nós mesmos. Mas mudando de assunto, recebi ontem a notícia que vou ter mais coisas para resolver do que pensava e como consequência irei passar por dias de nervosismo, vou ouvir coisas que não queria ouvir e sentir a maldade deste mundo mais perto de mim...mas tenho de ser forte!
Vou tentar não me deixar afectar por isso, porque apesar das dificuldades, vai valer a pena e é nisso que tenho de pensar.
Ser optimista, mesmo quando tudo possa parecer estar contra mim, mesmo quando me façam sentir inútil e digam que não vou conseguir.
"Aquele que está comigo é Maior do que aquele que está no mundo" e "é na fraqueza que Ele me fortalece".
Tudo se vai resolver, com as minhas acções e com a ajuda do meu Pai do céu...que irá mexer os Seus cordelinhos! :)

Pressentimento...

Tenho um ligeiro pressentimento que aquele senhor que está à porta, é dotado de grandes reflexos (porque deve saber quantos segundos tem para abrir e fechar a porta), mas será que conseguiu?

terça-feira, 20 de abril de 2010

Já vos aconteceu isto?


Sei que o tempo não é muito, mas seria bom se não me pressionassem muito, porque o resultado nunca é bom...
O estarem sempre a me relembrar do que eu tenho e preciso fazer, é das coisas piores que me podem fazer e fico stressada, irritada, triste e só quero é que me deixem em paz!
Já tenho a minha lista e tenho tempo para riscar tudo o que nela tem...por isso, não se preocupem!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Imagens que levarei comigo...




São algumas das imagens que levo comigo...
Os olhares das pessoas e o à vontade com que andam na rua, por vezes mesmo no meio da rua, o que nos irrita profundamente, porque não deviam estar ali! Não medem o perigo...
Até quando apanhamos uma manada de vacas na estrada, temos que esperar pacientemente que cheguem ao seu destino, com o carro a 2 km/h, a gastar gasolina que é uma coisa feia...mas pronto, os Açoreanos são dotados de alguma paciência no que respeita a esse tipo de coisas. Pudera...se nem a polícia faz nada!
Também é provável vermos um senhor montado no seu cavalo, com a sua bilha de leite e a passear a sua vaca (provavelmente porque tem de mudá-la de um sítio para outro). E se formos com a janela do carro aberta, com alguma sorte, até dá para sentir o cheiro da bosta dessa vaca, espalhada pela estrada.
Outra coisa que não é comum ver-se numa cidade. Deus os livrasse! Coitadinho do senhor que se lembrasse de tal coisa! Hehehehe!
Vou sentir saudades dessas coisinhas que me fizeram rir e de sentir a natureza sempre tão perto de mim, os sons dos pássaros, as árvores e o cheiro particular das chamadas de árvores de "Incenso", que quando florescem em Fevereiro e Março, inundam tudo com o seu cheiro leve e adocicado. Faz lembrar o cheiro da flor de laranjeira. É muito bom.
Lembro-me de comer frutos da Faia. São umas coisinhas redondas, tipo amoras, muito pequeninas e pretas. Uma mistura de amargo com doce.
Eu e as minhas irmãs quando apanhávamos, comíamos e fazíamos uma papa daquilo na boca e depois ficávamos com os dentes pretos! O que a gente se ria às custas de tolices dessas! Parecíamos umas desdentadas! Nas nossas aventuras pela mata dentro, encontrávamos coisas interessantes. e outras vezes, nem por isso. Até era um pouco assustador, quando perdíamos a luz do sol, com tanto arbusto e arvoredo!
E quando ouvíamos um galho a partir-se no chão, no meio de tanto silêncio? Era de morrer...especialmente porque quando partíamos nesse tipo de aventura, a nossa imaginação estava no seu grau máximo!
Pois é...íamos a correr pelo meio dos arbustos e ficávamos arranhadas e entrávamos em casa como bichinhos do mato assustados e com o coração quase a sair pela boca, porque simplesmente acreditávamos que estávamos a ser perseguidas por algum monstro!
Lembro-me também dos piqueniques na Caldeira, com a família toda. Como crianças que éramos, ficar muito tempo no mesmo sítio tornava-se aborrecido e tínhamos as nossas séries na tv para ver e os meus pais acabavam por nos deixar ir sozinhas até casa. Não havia perigos e sabíamos o caminho. Andámos talvez uns 4 km. 2 a descer e 2 a direito. Não custou nada, sentimo-nos "crescidas" e os nossos pais sentiram orgulho de nós por termos conseguido chegar bem.
Nos dias de hoje, quais são os pais que deixam os seus filhos de 9, 8 e 7 anos anos irem a pé para casa, sozinhos? Apesar da evolução de uma cidade, os pais não lhes dão tanta autonomia, não os deixam crescer, mas só porque não podem mesmo...não é seguro. E isso é triste.
Vou lembrar-me sempre disso. Da minha infância e da infância nos dias de hoje.
Vou lembrar-me sempre desta ilha como a ilha que me viu crescer e que me deu a conhecer coisas maravilhosas, que provavelmente poucas crianças tiveram ou terão oportunidade de conhecer.
Espero que o futuro me traga coisas boas, novas amizades, muitas surpresas boas...e muito, muito amor! :)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Coragem...

Precisamos de coragem...

Coragem para sairmos da cama e arriscarmos que esse dia nos faça mal...

Coragem para enfrentarmos as críticas...

Coragem para dizermos "pára"...

Coragem para dizermos "avança"...

Coragem para dizermos "confia em mim"...

Coragem para abrirmos o nosso coração...

Coragem para mudarmos...

Coragem para dizermos a verdade...

Coragem para pedirmos perdão...

Coragem para amarmos...

Coragem para vivermos!


Um trespassar da alma...

Ontem à noite as lágrimas cairam...
Sim, foi inevitável, mas ele não deu por isso...
Senti-me como uma miúda pequena a levar um sermão por ter ido à prateleira dos biscoitos.
Será que ele tem consciência do quanto palavras assim me magoam? Talvez não.
Nunca pensei que ficasse tão indignado e chateado. Fiquei triste por isso, arrependi-me, mas acabei por esconder-lhe a minha dor.
Na altura pareceu-me tão ridículo mostrar-lhe...
Talvez não quisesse admiti-lo em voz alta, mas errei sim. Errei em ter entrado numa área da vida dele que ele não estava preparado para que eu entrasse e deve ter dado por isso ontem.
Mas esse foi só um dos meus erros.
O outro erro foi eu ter brincado com uma situação e fazer um comentário que pode ter ferido os sentimentos de alguém de quem ele gosta muito. Não foi mesmo essa a minha intenção.
Se arrependimento matasse, hoje iam encontrar-me morta.
Fui tonta, desrespeitadora e pondo isto por miúdos, meti-me onde não fui chamada, pronto!
Foi tudo isso que ele certamente pensou de mim ontem.
Ele sempre me disse para agir de acordo com o que eu esperava dele se ele tivesse no meu lugar, e talvez por isso na altura não pensei duas vezes. Pois é, mas devia ter pensado...
Isto só prova que ainda não o conheço assim tão bem...
E no entanto penso que há casais que estão juntos há 50 anos e ainda estão a aprender.
Acordei com a cabeça a doer, sem vontade de sair da cama...
Só saí porque tinha mesmo que sair, porque tenho coisas importantes para fazer hoje.
Quando estamos assim, é como se nos estivéssemos a afogar sem ninguém para nos socorrer e mesmo assim pedimos por socorro, baixinho.
Preciso de sentir uma mão a puxar-me para cima...
O dia ainda mal começou.
Pode ser que essa mão apareça...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Parabéns meu amor...

Este é o último aniversário em que estarás sem mim e os meus lábios sorriem ao pensar nisso...
Pois é...
É apenas o segundo que te desejo felicidades do fundo do coração, mas muitos mais virão, muitas dezenas. Os dias passam, as saudades apertam e é difícil estar sem ti.

Amo-te...
E quero dar-te os parabéns por mais um ano de vida, um ano que foi passado a maior parte ao meu lado, a partilhar sentimentos, sensações, humores em baixo, humores em cima, desilusões, surpresas e mudanças. Obrigada por seres tu...por seres assim, tão querido, tão meu amigo!

Fecho os olhos e imagino que carinhosamente estou a dar-te um abraço e a apertar-te contra mim.
Quero que sintas que és especial para mim e para quem te conhece verdadeiramente...
Nunca percas a vontade de viver e o que achares que tens de mudar, que seja para te admirarmos ainda mais!

Tem um feliz dia!!!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia Mundial do Beijo...

Pode ser dado somente com os lábios, sensualmente, como também pode existir um pouco de língua à mistura...
Hoje perguntaram às Portuguesas se os Portugueses beijavam bem e a maioria respondeu : "aaahh...(espera de 1 segundo ou 2 ) assim assim...!"
Mas a verdade nua e crua é que essas não devem ter tido muita sorte!
E digo-vos que um beijo tanto pode levar uma mulher ao céu, como fazê-la descer rapidinho, tipo foguete de volta abaixo!
Pois é...são as chamadas desilusões que ocorrem em segundos. Mas isso varia de mulher para mulher, obviamente!
Há mulheres que gostam de sentir uma língua até à garganta e às reviravoltas, outras preferem uma língua mais sensual e inteligente, que sabe quando nós queremos mais e outras simplesmente nem gostam de ser beijadas porque acham que é anti-higiénico!
Há de tudo...
Hoje é o dia Mundial do Beijo e aposto que haverão muitas e muitos que se vão aproveitar disso para iniciar a sua conquista amorosa! É uma boa desculpa! Se apanharem uma mulher de surpresa e completarem com um "Desculpa, mas hoje é dia Mundial do Beijo e eu tinha mesmo que te beijar!"
Que mulher solteira reagiria mal a isto? Eu acharia engraçado e querido, até!
Mas continuando, um dos erros comuns nos homens que beijam é estarem a fumar um cigarro e irem logo a correr beijar a sua amada. Não, não, não...está mal.
Depois não se admirem que ela termine o beijo mais depressa do que estavam à espera.
Uma pessoa educada provavelmente tentará disfarçar, mas é complicado, especialmente se ela esquece-se de respirar fundo antes do beijo. Aí a coisa dura apenas uns segundos, a não ser que seja campeã em apneia!
É preciso muito à vontade para que ela consiga ser completamente sincera e frontal nessa altura. Há que ter cuidado para não ferir sentimentos e susceptibilidades, não é?
Mas a verdade é que por mais que nos esforcemos, o sentir aquele calor ácido que nos corta o ar e o tal sabor a alcatrão ou sei lá o que é na boca, tira o romantismo todo ao momento.
Outro erro é ficarem literalmente a babar para dentro da boca dela.
Meus amigos, vamos lá ver uma coisa, primeiro : Vocês não são fontes nem nós somos alguidares.
É tudo uma questão de organização entre a saliva e vocês. Pelo amor que têm às vossas mulheres, tentem organizar essa parte.
Ah...e deixem que sejam elas também a dar-vos a dica de quando querem um beijo mais apaixonado e tenham atenção a algum som que possa ocorrer durante o beijo, porque é uma das formas subtis que nós encontrámos de vos dizer que "é isso mesmo", que acertaram na mosca!
E pronto, com algum treino chega-se lá!
É tudo uma questão de treinar e ter sensibilidade para acompanhar o outro nos segundos em que a perfeição é alcançada. Difícil, mas alcançável. Nada é impossível quando há vontade!
Encontrar alguém que beije muito bem e que seja compatível connosco é difícil, mas quando não acontece, o treino resolve tudo!
Quando um beijo entre duas pessoas corre às mil maravilhas, é porque ambas têm essa capacidade sobrenatural de adaptação e entendimento, sem que para isso sejam precisas palavras.
Mas da mesma forma que isso acontece, também poderão não ser compatíveis em mais nada. Por isso é que há que saber entender e dar valor ao que realmente vos faz felizes!
É isso que eu digo às Portuguesas que hoje responderam : "aaaaah...assim assim!"



sexta-feira, 9 de abril de 2010

Voar como a águia...


Infelizmente, ontem, não conseguiram alcançar as alturas. Liverpool conseguiu marcar 4 golos.
E foi graças a este menino na foto, o Cardozo, que o Benfica conseguiu o seu único golo.
O seu pé esquerdo engana muitos.
Seja como for, gostei muito mais de ver o Benfica a jogar na Luz, do que em Liverpool.
Estavam desorientados, corriam de um lado para o outro, como que a implorar ao Liverpool para abrandar o ritmo. O Liverpool estava muito mais rápido, forte, organizado.
O cansaço pode ser uma das razões que levaram o Benfica a portar-se assim, mas confesso que estava à espera de mais. Devem ter ouvido um bom sermão mal chegaram aos balneários, coitados.
O próximo jogo é com o Sporting, que também lhes irá dar luta, talvez para se redimirem do jogo anterior com o Benfica.
E pronto...ansiosamente esperarei por esse dia! :)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Liverpool e Benfica...


Não é lindo? Tão verdinho, tão limpinho! :)
Hoje à noite duvido que não haja um homem que não vá estar sentado em frente à televisão a ver este grande jogo!
Até eu, que não sou fã de futebol, vou ver! Até vou fazer umas pipocas e tudo, como se fosse ver um filme! Hehehe!
Espero que o Benfica ganhe...mas que ganhe o melhor, claro! :)

Fumar e o QI...


Além de fazer mal aos pulmões e de causar ataque cardíaco, o cigarro também pode diminuir o QI (quociente intelectual) de uma pessoa, revelou um estudo realizado com 20 mil voluntários jovens pelo Centro Médico Sheba do Hospital Tel Hashomer, em Israel.

Pessoas jovens que fumam regularmente tendem a possuir um menor nível de inteligência do que aquelas que não fumam, revelou nesta segunda-feira (29) o jornal inglês Daily Mail. Quanto mais inveterado o fumante, menor o QI.

Pessoas que fumam um ou mais maços de cigarros por dia obtiveram um QI, em média, 7,5 pontos menor do que os que não fumam. Um típico fumante entre 18 e 21 anos tem um QI de 94 enquanto um não fumante da mesma faixa etária tem, em média, um de 101. Aqueles que fumam mais de um maço por dia têm QIs baixos em torno de 90. A inteligência média vai de 84 a 116 pontos.

O chefe da pesquisa, Mark Heiser, disse que ainda não está claro se o cigarro causa a queda no nível de QI ou se pessoas menos inteligentes tendem mais a fumar.

- O certo é que as pessoas com QI baixo são aquelas que decidem fumar. Não é uma questão de status socioeconômico, se eles são pobres ou são um nível menor de escolaridade.

Weiser sugeriu que os resultados poderiam confirmar uma convicção antiga de que pessoas com menores QIs tendem a tomar decisões piores em relação à sua saúde – por isso são mais propensos a usar drogas, a comer alimentos menos saudáveis e a fazer menos exercícios.

O estudo poderia ser usado na prevenção do tabagismo em jovens com QIs mais baixos. Os pesquisadores descobriram que 28% dos adolescentes entrevistados fumam um ou mais cigarros por dia, 3% admitiram ter fumado no passado e 68% dos jovens do sexo masculino nunca fumaram.

Os cientistas ainda não conseguem explicar a ligação entre os danos ao funcionamento do pulmão e o envelhecimento cognitivo, mas sugerem que o tabagismo poderia colocar em stress oxidativo, que causa danos ao DNA.
As coisas que uma pessoa aprende! :)
Moral da história : Quem quiser ficar mais espertinho qualquer coisa, só tem de deixar de fumar! Hehehe!

A minha análise...

Estou convencida de que estamos mesmo neste mundo para aprender, evoluir...e passo a explicar :

Desde nova que uma das coisas que mais me irritavam e tiravam do sério era uma criança mimada.
A sério...eram daquelas coisas que eu tinha muita dificuldade em compreender, especialmente porque uma criança supostamente é criada por dois ou mais seres dotados de alguma inteligência e prudência e o resultado nunca devia ser tão mau!

Se um pai ou uma mãe não tem mão no seu filho até aos 4 anos, podem esquecer que não irá mudar muito mais. É uma certeza estudada e comprovada ao longo dos anos.
Mas o que quero dizer com isto é que aparecem as provas, para que venhamos a aprender aquilo que não conhecíamos e talvez não quiséssemos conhecer (o que foi o meu caso).

Viver com uma criança mimada, que não aceita o "não", que não sabe respeitar os mais velhos, que sabe que fez mal e quer continuar a fazê-lo (talvez para ter alguma atenção extra), é desgastante tanto fisicamente como emocionalmente. E esse cansaço acaba por se reflectir em todas as áreas da nossa vida.

Para os pais que têm medo de castigar os vossos filhos : Não tenham. Por favor, não tenham. Se não o fizerem na altura certa, se não forem firmes, eles irão perder todo o respeito que tem por vocês.
A criança é um ser frágil, mas dotado de uma esperteza incrível.
Nunca se deve subestimar uma criança. Desde o berço que aprendem aquilo que nós permitimos que elas aprendam. A inteligência está lá...mas nós fazemos o resto.
Uma criança que é rebelde, só o é, porque não foi "moldado" devidamente. A culpa não é dela...é do ambiente onde se desenvolveu.
Se uma árvore é plantada num ambiente relativamente seco, vai fazer descer as suas raízes, vai lutar para sobreviver com os meios que dispõe.
Uma criança também é assim. Ela só é aquilo que nós a fazemos "beber".
Se lhe damos tudo o que ela quer ou se presumimos que ela precisa de coisas que na realidade são dispensáveis para ela viver feliz, ela vai habituar-se a isso.
Um cão de raça conhecida como agressiva pode tornar-se no animal mais dócil e manso que já viram...e porquê? Porque o dono dele não o incentivou a morder e porque lhe deu muito amor.
Atenção, dar amor não é o mesmo que lhe dar um brinquedo ou levá-lo a passear. Não é o mesmo que dizer "sim" sempre que ele vos pede uma coisa. Desde muito cedo a criança tem de aprender o que é o "não" e aceitá-lo sem resmungar. Se resmungar, o pai ou a mãe têm de fazê-la ver que não vale a pena, porque não vão voltar atrás com a sua decisão.
O erro de muitos pais é dizerem "não" à criança e 10 minutos depois voltarem atrás, mesmo que comprando outra coisa (sem que a criança chegue a pedir).
Uma criança mimada, no futuro vai ter muitas desilusões.
Eu acho preferível uma criança ouvir "não" a sua infância toda e aprender o que é o "não", do que ouvir o "sim" e depois mais tarde não saber que o "não" a teria protegido de toda a dor que está a sentir agora.
Tenho pensado muito nisso, na educação de hoje e na educação de antigamente.
Se formos ver, as pessoas de antigamente eram muito mais educadas. E porquê? Porque desde muito novos aprenderam que não podiam ter tudo o que desejavam. Os pais diziam que não podiam comprar e ponto final, não se falava mais nisso.
Hoje em dia é exactamente o oposto. São capazes de ceder para que o filho não faça um escândalo e tenha o seu boneco de guerra. Isso, eu não entendo. As pessoas têm que ser mais rígidas, bolas!
Eu nunca deixei que a minha filha visse um pingo de arrependimento (mesmo que me tivesse a doer repreendê-la), quando eu disse que "não", nunca voltei atrás.
As vezes que disse que não lhe podia comprar o brinquedo que ela queria, ela compreendeu...e eu recompensei-a mais tarde por isso.
Fiz-lhe uma surpresa e trouxe-lhe uma boneca (sem que ela a escolhesse) e ela adorou!
As crianças não deviam escolher o que querem. Não devíamos dar-lhes essa opção. Elas têm de ficar gratas com aquilo que nós lhe damos. Isso é outro erro que muitos cometem.
Eu também cometi alguns, mas também aprendi com eles. E graças a Deus as consequências não foram graves.
Bem, a análise em relação a esta minha preocupação está completa.
Os adultos é que fazem as crianças que existirão no futuro...
Esperemos que aprendam a respeitar o próximo e todos os seres vivos.
Porque é que não estou optimista?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Uma intuição...

Definições :

- Conhecimento sem recurso ao raciocínio. Pressentimento.
- Forma de conhecimento que permite à mente captar algo de modo directo e imediato.
- É quando o coração dá um pulo no futuro e volta rápido.
- Podemos dizer que quando os factos são corpos, podemos intuí-los por meio dos sentidos.
- É a soma de toda a experiência de vida "consciente" ou "inconsciente" que temos acumulada no nosso cérebro. O que se passa é que perante uma situação, o nosso subconsciente analisa um padrão que está a decorrer à nossa frente. Com esse padrão em memória, começa a procurar padrões idênticos na nossa vida "consciente" ou "inconsciente". E o que faz a seguir? Avisa-nos. E fala por sensações, normalmente à boca do estômago. E porquê aí? Porque é um dos sítios onde existe o maior número de terminações nervosas do corpo humano. O pior é que raramente paramos para ouvir o nosso próprio corpo.


Dizem que as mulheres são dotadas de uma intuição especial e acredito.
Não sei o que é, nem o porquê, mas o tempo encarregar-se de me mostrar.
Sempre foi assim a minha vida toda...
Eu preciso ter paciência...
Perguntar não é a solução nesses casos. Não teremos uma resposta que nos satisfaz, porque a nossa intuição será mais forte. Continuará a dúvida...
Pormenores, como por exemplo a mudança na forma de falar, o tom usado, as circunstâncias, até o próprio dia em si pode não encaixar com o que estamos a ouvir...
Aposto que a intuição deve ser uma coisa que envolve matemática!
Digo isto, porque só sentimos que alguma coisa não está bem quando a soma de tudo não dá o resultado lógico e se a conta não bate certo, a nossa intuição entra em acção e a nossa alma diz-nos que há um mistério por resolver.
A maioria de nós não dá importância a esse momento e acabamos por esquecer, até que somos relembradas!
Somos sempre relembradas mais cedo ou mais tarde...
A verdade é como o azeite. Podemos por alguns segundos misturar-lhe a ilusão ou até a mentira, mas no final a verdade acaba por ser a que fica em cima, a que prevalece.
A intuição não envolve insegurança. É exactamente o contrário. É uma certeza que vem do fundo da alma, que nos parece loucura à primeira vista e não sabemos explicar o porquê.
É um aviso sobrenatural. Poucas pessoas dão ouvidos a esse aviso. Eu ouço, mas não faço nada.
Espero para ver qual era o recado afinal...

terça-feira, 6 de abril de 2010

Quem sou eu?

"Cópia de muitos outros". Simpatizei com esta frase. Transmite o que sinto agora.
Será que tenho mesmo de ser igual à maioria para ser aceite pela sociedade, para ser respeitada, para ser amada?
Temos de ser os melhores, é isso que esperam de nós, eu sei...
Andarmos com os canudos no porta luvas do carro e não que isso nos sirva de muito, num país como este.
As pessoas que empregam querem um canudo e experiência de trabalho. Boa!! E não querem o rabo lavado também?
Para isso é preciso que haja alguém neste malfadado país com bondade suficiente e que confie nos jovens de hoje, dando-lhes o primeiro emprego!
Sim, àquele menino ou menina acabadinhos de sair da faculdade, cheios daquele ânimo que quase contagia, mas que não sabem a ponta de um corno sobre trabalho e sobre a vida!
Quem é que nos dias de hoje é capaz de tal acto de coragem, digam-me lá? Poucos.
Eu não tenho canudo, mas tenho experiência...e vamos lá ver como as coisas correm! Isto é o meu optimismo a falar, apesar de estar desanimada hoje, é verdade. Nota-se, não se nota?
Estou a pensar que não tive culpa do rumo que os meus estudos tomaram, porque o final foi exclusivamente decidido pelos meus pais, mas a verdade é que eu também já estava cansada de me sentir rebaixada.
Podia ter feito muito melhor, mas nunca fui incentivada a isso. Muito pelo contrário.
A lavagem ao cérebro foi no sentido de que eu na verdade não tinha um. Era apenas uma ilusão da minha parte achar que podia conseguir. Talvez por isso nunca tive notas de deixar alguém orgulhoso...
Mas o tempo passou e a vontade foi ficando bem longe. O tempo cura tudo, não é?
Neste momento só quero deixar isso para trás, faz parte do passado, de um passado que me trouxe muito sofrimento.
Foi nessa altura que a forma como eu me olhava mudou completamente. Foi nessa altura, quando me disseram que não valia a pena continuar os estudos, que eu olhei para mim como alguém que teria de aprender a viver e a sonhar com outras coisas. E foi o que fiz.
Morri e recomecei a viver a partir desse dia. Não quero que me espetem novamente uma faca no coração.
E na minha concepção, quem gostar de mim de verdade, irá entender-me e respeitar-me como sou...

O meu novo lar...

Uma coisa que já muitos me ouviram confessar é que não sou muito fã de mudanças.
É uma coisa que nasceu comigo, pronto! Fico como um gato que tem de atravessar um rio (e detesta água).
Gosto de me sentir segura, saber para onde vou e quando ... e de preferência chegar lá muito antes do tempo estipulado.
Não gosto de correrias, não gosto de pessoas mal educadas, não gosto de me perder.
Gosto de ir às compras quando tenho dinheiro para gastar, mas não me agrada pensar que poderei ser roubada à saída da loja.
Gosto de sonhar, mas para onde vou, segundo muitas pessoas, é o sítio onde os sonhos nos são roubados e onde as desilusões são impiedosas.
Cresci numa ilha onde as pessoas conhecem-se e querem conhecer o seu vizinho, não há aquele stress aparente, as pessoas passam mais tempo em casa, acordam com os passarinhos a cantar, mesmo antes do despertador tocar.
Têm consciência que não vão estar numa fila de trânsito a contar os minutos, os segundos e a rogar pragas ao condutor que está à sua frente.
Temos tempo! Nada de stress!
O patrão é amigo, bebem café todas as manhãs e falam sobre os acontecimentos políticos, porque alguns desses até os fazem rir...e sabemos que a boa disposição é meio caminho andado para o sucesso!
Vou pedir a Deus que me ajude a encontrar esse caminho, um trabalho que me faça sentir realizada e que por mais dificuldades que eu possa encontrar ao longo da vida, que eu possa sempre encontrar no meu lar, na minha família...o meu refúgio!
Saber que vou estar com pessoas que me amam é o que me dá forças para efectuar esta mudança e será o começo de uma vida nova.
Apenas terei de fazer de tudo para que seja uma vida feliz!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Foi assim que fiquei...

Receber uma notícia que alguém que nós já conhecemos foi assassinado, é no mínimo arrepiante!
Uma família muito simpática e o senhor que morreu era um empresário muito conhecido em Curitiba, no Brasil.
Lembro-me, em Setembro de 2005, de irmos todos almoçar a um restaurante e depois puseram-me a conduzir até casa deles, com a mulher dele do lado do passageiro, a dar-me indicações. Nunca me esqueci desse dia. Estava frio e ainda fiquei no sofá, tapadinha com uma manta e os pés ao pé de um aquecedor, a beber chocolate quente. Foi muito bom. Foram todos muito simpáticos.
Ele morreu 2ª feira passada, na Baía, com vários tiros, a poucos metros da mulher.
Ela ainda ouviu uma voz antes dos tiros e reconheceu, mas ainda não consegue associar a quem. Bateram-lhe com qualquer coisa acima da sobrancelha, perdeu os sentidos e acabou com um olho negro.
Está em estado de choque e anda a tomar comprimidos para os nervos. Eu também teria ficado traumatizada...
Ele andava a ser ameaçado e só verificaram isso agora. Mas quando os meus pais foram nadar com eles, numa cachoeira há umas semanas, ele tinha uma marca negra, redonda, um pouco acima do peito, como se tivesse tido algo apontado, com força, durante algum tempo. Uma arma, talvez...
Os meus pais acharam que havia alguma coisa de diferente nele, que andava mais nervoso, mas nunca imaginaram que isto podia acontecer. Nunca pensamos que este tipo de tragédias poderão acontecer a quem nos é próximo.
A mulher diz que ele chegou a comentar que estava farto de esperar pelo dinheiro de um terreno e ela diz que ele andava nervoso por causa disso. Provavelmente tem alguma coisa a ver com isso. Seja como for, a família não deve sentir-se segura agora.
Resta saber se a Polícia irá por um ponto final nesta história e descobrir quem fez isto...ou se fica como muitos ficam : Sem ser-lhes feita justiça!

domingo, 4 de abril de 2010

Diário de uma viagem ao Pico...





Saímos do Faial e chegámos ao Pico meia hora depois...
Estava um pouco em baixo, mas à medida que os minutos passavam e as tuas mãos quentinhas me acariciavam durante a viagem, todas as preocupações que me assolavam na altura, acabaram por se afundar entre o canal Faial-Pico. É incrível como tenho tendência para complicar o que é tão simples...mas é precisamente por isso que seria tão difícil viver sem ti.
Lembro-me do teu sorriso enquanto estivemos no Pico. Querias tanto visitar a ilha que durante meses esteve de frente para nós e que também foi testemunha do nosso amor, que tantas vezes nos viu beijar, abraçar, chorar, rir...e não iremos esquecer esta viagem. Foi especial.
Foste embora hoje, outra vez...e desta vez custou-me mesmo. Não tinha dormido bem, estava cansada, mas mesmo assim, enquanto estava no aeroporto, tudo o que desejava era poder ficar ali contigo, ir contigo, sei lá...
Mal o avião levantou, o meu peito apertou mais uma vez e continua assim. Uma parte do meu coração foi embora e só quem tem de passar por isto sabe o que senti...
És aquela energia que me faz sentir amparada, amada, segura, a saltitar entre as nuvens...e agora que foste embora, mesmo sentindo que me amas, a sensação de segurança é diferente.
Os medos aumentam, as inseguranças...sabendo que a distância é inimiga do nosso amor.
Já aconteceram tantas coisas e continuas a ser o dono do meu coração, mesmo com milhares de km a nos separar. Isso faz-me acreditar que por alguma razão, temos mesmo que permanecer juntos...e o que virá, virá.
Hoje foi um dia difícil de passar. Senti saudades, muitas saudades. Tuas, dos meus pais, que já não estão perto de mim...e senti-me tão sozinha! Pronto, não vou chorar mais hoje. Não quero.
Amanhã é um novo dia...pois é!
E seja o que Deus quiser...